Perguntas Frequentes

A minha zona está abrangida pela recolha porta-a-porta?

Deverá consultar as áreas abrangidas aqui.

Quais são as vantagens de estar abrangido pela recolha porta-a-porta?

É mais cómodo, uma vez que não tem que se deslocar até ao contentor. É mais justo, visto que atualmente paga os resíduos em função do consumo de água, assim quem tiver uma atitude ambientalmente responsável (reduzir, reutilizar e reciclar) pode conseguir pagar menos pelos seus resíduos. É mais fácil, porque basta colocar os seus resíduos à porta nos dias e horários indicados que a Câmara Municipal recolhe. É mais sustentável e irá ajudar bastante no cumprimento das metas de reciclagem estabelecidas para a sua região.

O que acontece se eu misturar resíduos urbanos indiferenciados com os resíduos recicláveis (embalagens ou outros)?

Vai gastar dinheiro desnecessariamente, para além de não contribuir para um ambiente melhor. A gestão dos resíduos urbanos indiferenciados tem custos para quem os produz, enquanto que os resíduos recicláveis são recolhidos gratuitamente. No dia da recolha de recicláveis, caso seja detetado que o saco contém resíduos indiferenciados, este não será recolhido e será colocado um aviso, SOB PENA DE APLICAÇÃO DE COIMAS ESTABELECIDAS NO REGULAMENTO DE SERVIÇO MUNICIPAL. Clique no Município cujo Regulamento pretende consultar: Barrancos, Beja, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.

Posso usar outros sacos que não os disponibilizados pelos Municípios?

Não. Apenas se pode utilizar os sacos disponibilizados pelo município.

Há multas para quem não separar corretamente?

Nesta fase não, mas iremos colocar avisos nas habitações cujos sacos para resíduos indiferenciados tenham recicláveis. Deverá consultar o regulamento de serviço do seu município: Barrancos, Beja, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.

Quem me pode esclarecer as dúvidas que tenho em relação a como separar os resíduos?

Pode esclarecer as suas dúvidas com os monitores que visitam o seu lar ou poderá ainda colocar as dúvidas no site www.paguemenos.resialentejo.pt, no Facebook ou através do contacto telefónico 284 311 220.

Se houver alterações às datas da recolha, como serei informado?

Caso haja alterações, a RESIALENTEJO irá informar os munícipes através do site, do Facebook e através da APP.

Se eu deixar os sacos para recolha fora dos horários previstos, o que acontece?

O saco não será recolhido, será colocado um autocolante a explicar a situação e poderá ser coimado. Consulte o regulamento de serviço do seu município.

Devo colocar na rua apenas o saco ou o saco dentro do balde?

Para evitar que o saco se rasgue e que os resíduos se espalhem deve colocar o saco e o balde.

Nos dias em que não há recolha de indiferenciado o que devo fazer?

Poderá tentar adaptar a sua produção de resíduos aos dias da recolha, de forma a evitar maus cheiros em casa. Por exemplo cozinhar peixe no dia da recolha, de forma a ter esses resíduos o menos tempo possível em casa.

Os sacos para os resíduos recicláveis são gratuitos?

Sim.

Os sacos para os resíduos recicláveis podem-se obter onde?

Podem-se obter no mesmo local dos sacos dos resíduos indiferenciados.

O que devo fazer aos óleos alimentares usados resultantes das frituras?

Vamos manter os oleões nas zonas abrangidas, por isso deve colocar no oleão mais próximo do seu lar. Pode consultar o mapa dos oleões aqui.

O que devo fazer às pilhas usadas?

Poderá colocar num saco e atar ao saco para as embalagens Plástico/metal ou dirigir-se ao pilhão mais próximo do seu lar.

O que não devo colocar no ecoponto amarelo?

Baldes,canetas, CD e DVD, rolhas de cortiça, talheres de plástico, plástico não-embalagem, eletrodomésticos, pilhas e baterias, tachos e panelas e ferramentas.

O que não devo colocar no ecoponto verde?

Pratos, chávenas, jarras, cristal, copos, janelas, vidraças, espelhos, lâmpadas, materiais de construção civil e embalagens de medicamentos

O que não devo colocar no ecoponto azul?

Papel autocolante, sacos de cimento, papel plastificado, toalhetes e fraldas, papel de alumínio, lenços de papel sujos, embalagens de cartão com gordura (como caixas de pizza), papel de cozinha e guardanapos sujos e embalagens de produtos químicos.